sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comissão de Relações Exteriores denuncia impasses que brasileiros sofrem quando voltam ao Brasil

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o requerimento do deputado federal Carlos Alberto Leréia, em que convida o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, para esclarecer em uma audiência pública os impasses que os brasileiros que moram fora do Brasil sofrem ao retornar ao país.

Atualmente nossos conterrâneos quando decidem voltar a residir novamente no Brasil e trazem consigo seus pertences em contêineres e caixas são frequentemente surpreendidos com a retenção do material nos portos brasileiros. Mesmo munidos de documentos que comprovam a legitimidade do produto, não raro agentes alfandegários cobram propina para liberar a mercadoria.
“Isso é uma falta de respeito com nossos patriotas que pagam os impostos dos produtos naquele país e quando retornam para o Brasil são extorquidos. Hoje milhares de brasileiros se encontram nessa situação. Só nesse ano, oito casos foram registrados por moradores de Goiás. Eles tiveram que pagar propina para ter de volta os seus pertences”, disse o deputado.
Esse material detido nos portos na sua maioria são bens pessoais como roupas, sapatos, perfumes, brinquedos, aparelhos eletrônicos, entre outros. Mas também os imigrantes enviam na remessa o sentimento de amor, carinho e saudade de quem teve que deixar seu país em busca de dias melhores em terras estrangeiras.
Acrescenta Leréia. “É uma tristeza ver inúmeros brasileiros lesados inocentemente. Eles vão trabalhar durante anos fora do Brasil e quando voltam esperançosos ficam impossibilitados de obter seus materiais de volta. Irei cobrar qual a posição do Governo em relação a esse fato lastimável. É surreal ver esse tratamento pífio, haja vista anualmente os imigrantes enviam bilhões de dólares aos seus familiares no país, ajudando a gerir a economia nacional”.

Um comentário:

  1. EU OREI PARA BARACK OBAMA SER O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS E DILMA ROUSSEFF SER A PRESIDENTE DO BRASIL POR CAUSA DE EDIR MACEDO.A IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS ELEGEU 920 VEREADORES NO BRASIL EM 2008.

    ResponderExcluir