quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governo lança novo documento de identidade civil dos brasileiros


Foi lançado nesta quinta-feira (30), em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros. Trata-se de um dos mais modernos documentos de identificação do mundo, que deve substituir o atual RG.

O lançamento acontece no Salão Negro do Palácio da Justiça, às 12h, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci, entre outras autoridades.

O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor, CPF etc.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FGV: Empresários estão otimistas e devem começar ano contratando


As perspectivas dos empresários da indústria brasileira para o início de 2011 são otimistas, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de dezembro, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento mostra que o indicador emprego previsto atingiu 126 pontos, o melhor nível desde maio deste ano, quando chegou a 126,2 pontos.

"A indústria deve começar o ano contratando", disse o especialista em análises econômicas da FGV, Jorge Braga. De acordo com ele, os setores que apresentaram maior otimismo foram os de minerais não metálicos, vestuário e calçados, produtos têxteis e produtos alimentares. "Todos os setores são intensivos em mão-de-obra e foram beneficiados pelo aumento da renda e do crédito", afirmou.

Outro indicador que registrou otimismo é o de produção prevista que atingiu 142,1 pontos, o melhor nível desde dezembro de 2009, quando estava em 144,1 pontos. De acordo com o levantamento, 42,9% dos empresários acreditam que a produção deve crescer nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e apenas 0,8% acreditam que deve diminuir.

O indicador tendências dos negócios para os próximos seis meses registrou 145,2 pontos. De acordo com Braga, embora em um patamar elevado, o resultado está distante do registrado em fevereiro deste ano, quando atingiu 169,6 pontos. Para 46,8% dos industriais, a situação dos negócios deve melhorar nos próximos seis meses. Para 1,6%, deve haver piora. Para Braga, os dados indicam perspectivas favoráveis para o início de 2011.

Braga citou que o indicador de estoques, que atingiu 98,7% em dezembro, aponta que as indústrias conseguiram ajustar os estoques no fim deste ano depois de terem acumulado mercadorias no terceiro trimestre, que foi o mais fraco em vendas. Para 6,5% dos consultados, os estoques estão excessivos e para 5,2% estão baixos, confirmando que para a maioria dos industriais os estoques estão ajustados.

Na avaliação de Braga, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) é uma síntese desses resultados. "A média do ICI do quarto trimestre superou a média do terceiro trimestre, mas ficou abaixo do primeiro e do segundo trimestres deste ano", disse.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

VAI VIAJAR PARA EUROPA? SAIBA ANTES


REQUISITOS PARA ENTRADA NA EUROPA
• passaporte válido por no mínimo mais seis meses além
da data da viagem;
• passagens para todo o percurso da viagem até o retorno
com data marcada para o Brasil (não pode estar em
aberto);
• comprovante de reserva paga em hotel, ou carta-convite
de quem se responsabilizará pela hospedagem, preenchida
em formulário próprio que varia de formato, custo e
órgão expedidor conforme o país europeu de destino;
• documento comprobatório de reserva de plano de viagem
(“voucher”, por exemplo), com itinerário;
• posse de recursos financeiros para se manter no país
durante a estada, nos valores mínimos de aproximadamente
60 euros diários por pessoa e 600 euros por
qualquer período, em dinheiro ou cheques de viagem
ou certificados, devendo cartões de crédito estar acompanhados
de carta do banco especificando o limite do
cartão;
• para os que viajam para participar sem remuneração de
congressos, conferências, seminários, concursos e outros
eventos do gênero, carta-convite da instituição organizadora,
comprovante de inscrição, cartão de acesso,
programa ou outro documento sobre o evento que contenha
algum registro comprovando sua validade, tal como
autenticação;
• comprovante autenticado de emprego no Brasil, se for o
caso; e
• seguro médico internacional, exigido por alguns países,
no valor mínimo de 30 mil euros.
Núcleo de Assistência a Brasileiros
do Ministério das Relações Exteriores (NAB)
Telefones :
+ 55 (61) 3411-8803 / 8804 / 8805 / 8809 / 8817 / 8818 / 6270 / 9718
Fax: + 55 (61) 3411-8800
E-mail: dac@itamaraty.gov.br
Em caso de emergência fora do horário do expediente (20h às 8h):
+55 (61) 3411-6456 / 8197-2284
Esplanada dos Ministérios, Bloco H - Anexo I - Térreo Brasília - DF - CEP 70.170-900

sábado, 18 de dezembro de 2010

TRE/MG diploma os eleitos em 2010



O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais diplomou nesta sexta-feira (17), em sessão solene realizada no Palácio das Artes, os candidatos eleitos em 2010 por Minas Gerais. O governador Antônio Augusto Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, os senadores Aécio Neves e Itamar Franco, e os respectivos 1º e 2º suplentes, receberam os diplomas das mãos do presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Carvalho. Os juízes da Corte Eleitoral entregaram os diplomas aos 53 deputados federais e 77 deputados estaduais eleitos. Os diplomas entregues a todos os diplomandos continham o registro da votação obtida pelo candidato e o total de votos válidos na eleição.

Um longo caminho ainda a percorrer


Levantamento feito pela Democracy Ranking Association aponta o ranking dos países cuja democracia está consolidada ou em desenvolvimento crescente, este relatório foi desenvolvido pela ONG “Freedom House” juntamente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. O ranking da D.R.A foi elaborado com base nos indicadores políticos, sociais, econômicos, acesso a educação e saúde, políticas de meio-ambiente, entre outros e foram colhidos entre o período 2008-2009, e faz um comparativo com os dados de 2005-2006. A lista é encabeçada por Noruega 1* Suécia 2* Finlândia 3* Suíça 4* Dinamarca 5* sendo que destes cinco o primeiro e o quarto subiram um ponto no comparativo com o ultimo levantamento. O Brasil ocupa o 39* lugar atrás de Uruguai, Chile e Argentina, e falando em America Latina o nosso vizinho o Uruguai foi o país que mais desenvolveu democraticamente subindo Oito pontos em relação ao levantamento de 2005-2006 e ocupa a 21* posição liderando o ranking latino-americano. O Chile está em 28* Argentina em 38*. Ainda no continente americano o Canadá aparece em 14* seguido de EUA em 15*. Estes números nos mostram que há ainda um longo caminho a percorrer na construção de uma democracia consolidada, cidadã e participativa, o desafio que nos está posto deve ser compartilhado entre os vários atores da Republica que inclui os poderes executivos, legislativos e judiciários, mas, sobretudo de todos os cidadãos brasileiros principalmente no quesito meio-ambiente, onde se fazem necessárias a formação de uma consciência ambiental que ajude na preservação de todos os nossos ecossistemas, no cuidado com o lixo e com os nossos rios e lagos. É necessária uma agenda nacional que discuta e debata estes temas sob pena de nos próximos levantamentos ficarmos mais distantes nesta lista e o que é pior perdermos pontos e cairmos mais.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Deputado George Hilton recebe a Medalha JK do Reitor Henrique Duque e do Vice Reitor José Luiz


A 12 dias da data oficial de sua criação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve a honra de agraciar no último sábado, dia 11, com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, maior honraria oferecida pela instituição, 50 homens e mulheres que de alguma forma contribuíram para a construção e o engrandecimento dessa que hoje é uma das melhores universidades do país.
Os agraciados, escolhidos pelas unidades acadêmicas e pela Administração Superior, receberam das mãos do reitor Henrique Duque, do vice-reitor José Luiz Rezende Pereira, e do secretário geral Basileu Pereira Tavares a tão merecida homenagem, realizada no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
“Com memória agradecida, celebramos, neste ano, a história da UFJF, concedendo a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira a 50 personalidades que contribuíram para o presente que, segundo Pedro Nava, ‘é um fabricador permanente do passado; de modo que nós teremos sempre o que contar’”, declarou o reitor.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EUA estudam 'seriamente' acabar com exigência de visto para brasileiros - Internacional - Notícia - VEJA.com

EUA estudam 'seriamente' acabar com exigência de visto para brasileiros - Internacional - Notícia - VEJA.com

  Mercosul prorroga tarifa de importação de produtos lácteos


  Tarifa Externa Comum (TEC) de 28% para leite e derivados importados
de países de fora do Mercosul valerá até 30 de dezembro de 2012.
 
         O Grupo Mercado Comum (GMC) do Mercosul aprovou, nesta semana, a prorrogação para 30 de dezembro de 2012 da Tarifa Externa Comum de 28% para produtos lácteos. A alíquota é aplicada sobre leite em pó, queijo, soro e outros derivados de leite importados de países de fora do bloco econômico. A tarifa, que valeria até 30 de dezembro de 2011, já foi autorizada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), conselho integrado por sete ministros brasileiros.
         No Brasil, a medida beneficia principalmente pequenos produtores de leite, já que os grandes fornecedores mundiais, como México, Costa Rica e União Europeia, aplicam tarifas que chegam a 150%. “Nos últimos cinco anos, a produção nacional cresceu e passamos a exportar. Por isso, é importante aplicar medidas que continuem incentivando uma cadeia produtiva que gera emprego e renda para o país”, explica o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa.
         Em janeiro deste ano, a Camex e o GMC autorizaram a ampliação da Tarifa Externa Comum de produtos lácteos que variava entre 14% e 16% para 28%. O GMC é o órgão executivo do Mercosul responsável por fixar os programas de trabalho e negociar acordos pelo mercado comum, integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
         De janeiro a outubro, as exportações de produtos lácteos do Brasil renderam US$ 133,4 milhões, quando foram embarcadas quase 50 mil toneladas de leite e derivados. No ano passado, a receita das vendas externas desses produtos atingiu US$ 167,4 milhões com volume exportado de 69,2 mil toneladas. (Laila Muniz)

Integrantes do Parlasul deverão ter mandato - Proposta aprovada pelo Plenário do Parlasul



Até a realização de eleições no Brasil, Argentina e Uruguai para o Parlasul, os indicados para representar esses países no legislativo regional deverão ser parlamentares nacionais "com mandatos vigentes outorgados por voto popular". Essa proposta acaba de ser aprovada pelo Plenário do Parlasul, reunido na manhã desta segunda-feira (13) em Montevidéu, e será enviada ao Conselho do Mercado Comum, órgão máximo do bloco, que se reúne ainda nesta semana, em Foz do Iguaçu.

Ao mesmo tempo, o texto aprovado estende até 31 de dezembro de 2014 o limite da etapa de transição para a implantação do parlamento. Antes dessa data, todos os países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - deverão promover eleições de seus parlamentares. A decisão final sobre tema caberá ao CMC, composto por ministros da Economia e das Relações Exteriores dos países do Mercosul.

- Foi o acordo possível. É evidente que quem tem mandato tem mais representatividade. Nós já tivemos no Brasil experiências de indicações feitas de maneira indireta, como governadores e senadores, que chegaram a ser chamados de biônicos. Aqui não se trata de um mandato inteiro, mas de uma transição até as eleições de 2012, quando se escolherão os parlamentares brasileiros do Mercosul - disse o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também presente à sessão, concorda. Em sua opinião, a indicação de parlamentares não eleitos pelo voto popular para integrar a representação brasileira a partir de 2011 poderia ser considerada um "retrocesso" em relação ao que existe atualmente. Para ele, será importante garantir a realização de eleições diretas no Brasil em 2012.

- Não pode passar de 2012. Se passar, o parlamento corre o risco de definhar - advertiu Cristovam.

Bancadas

Segundo acordo político confirmado na mesma sessão, até que se realizem as eleições, a Argentina passaria já no ano que vem de 18 a 26 parlamentares, e o Brasil, de 18 a 37. Após as eleições, a representação argentina terá 43 parlamentares, enquanto a brasileira será composta por 75. Paraguai e Uruguai manterão os atuais 18 parlamentares por país. As eleições estão previstas para 2011 na Argentina e para 2012 no Brasil. O Paraguai já elege diretamente seus representantes e o Uruguai ainda não fixou data para as eleições.

Conforme o Protocolo Constitutivo do Parlasul, o exercício do cargo de parlamentar do Mercosul "é incompatível com o desempenho de mandato ou cargo legislativo ou executivo nos Estados Partes". O terceiro artigo das Disposições Transitórias, porém, estabelece que, para a primeira etapa de transição - que terminaria em 31 de dezembro de 2010 - os Parlamentos nacionais estabeleceriam as modalidades de designação de seus parlamentares, entre seus legisladores.

Por meio da proposta de recomendação ao CMC, o Parlasul prorroga por quatro anos o período de transição, uma vez que não se realizaram as eleições previstas para a Argentina, Brasil e Uruguai. Dessa forma, estende-se também o período durante o qual cada parlamento nacional enviará a Montevidéu, sede do Parlasul, uma representação composta por deputados e senadores. Além disso, a declaração aprovada estipula que os integrantes de cada representação deverão ter "mandatos vigentes outorgados pelo voto popular".

XXVII SESSÃO PLENÁRIA DA CUPULA DO MERCOSUL


Dia 13 de dezembro será realizada a última sessão plenária do Mercosul neste ano de 2010, Deputado George Hilton já está em Montevidéo para tratar dos assuntos que se segue abaixo:

- Estratégia de implementação da segunda fase do Parlamento do Mercosul
- Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum que aprova o Cronograma de implementação da proporcionalidade.
- Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum que aprova o Calendário de eleições diretas.
- Proposta de Disposição que aprova o Orçamento proporcional do PM para o ano de 2011 e Proposta de Recomendação que eleva o Orçamento do PM ao Conselho do Mercado Comum.
- Projeto de Norma referente ao Protocolo Constitutivo da Corte de Justiça do Mercosul
- Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum para que se aprove a Decisão complementar e regulamentação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Deputado George Hilton é Agraciado com Medalha JK 2010



A Universidade Federal de Juiz de Fora, em comemoração aos seus 50 anos, concederá a Medalha JK a várias Personalidades que se destacaram no ano de 2010. Sempre voltado para o social o Deputado George Hilton será Agraciado com a Medalha JK, por indicação do Reitor da Universidade de Juiz de Fora, Henrique Duque, por relevantes serviços voltados para este setor.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FRANCISCO DUMONT


Sempre que vou a Francisco Dumont, sou recebido com carinho e atenção.
Dessa vez não foi diferente!!
Agradeço à todos, inclusive as crianças pelo calor humano...
Mais uma vez renovo minha disposição, e afirmo que não medirei forças para continuar representando o povo mineiro no Congresso Nacional.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Câmara Municipal de Bueno Brandão aprova Moção pela minha Reeleição. Muito Obrigado




Agradeço pela Moção e expresso aqui minha alegria em saber que todos que fazem parte desta lista torceram pela minha vitória.
Estou à disposição, juntamente com minha equipe para o que precisarem.
Que Deus, Nosso Senhor Jesus abençõe todos vocês, com saúde, paz, felicidade, properidade, nesta nova etapa que se inicia.